Milhares de pessoas buscam informações sobre produtos, serviços e curiosidades no Google e um dos maiores desafios é fazer sua empresa aparecer no Google.
Para isso existem diversos caminhos e possibilidades, que tornam às vezes esta jornada um pouco desafiadora.
Sendo assim, hoje trouxemos alguns fatores que podem contribuir para a sua empresa aparecer nas pesquisas do Google e como colocá-los em prática.
Então leia até o fim e comece a encontrar este caminho
Por que é importante aparecer no Google?
Como citado, milhares de pessoas que podem ser suas clientes buscam por soluções dos seus problemas na internet diariamente. Assim, investir em maneiras para fazer com que a sua solução apareça no Google, respondendo aos problemas de potenciais clientes é o que pode aumentar sua audiência, ampliando seu alcance e potência de atração, lhe dando mais possibilidades de fechar negócios.
Ou seja, é dessa forma que você consegue fazer com que a sua empresa seja vista por mais pessoas numa longa distância. Você acaba por divulgar a sua marca, fechar mais vendas e aumentar o faturamento.
Mas, para que isso seja uma realidade, não basta só sua empresa aparecer no Google, mas sim ter toda uma estratégia de inteligência ancorada num site muito bem elaborado e cheio de portas de entrada para suas vendas. Saiba mais sobre sites profissionais neste nosso outro artigo.
E também é necessário aparecer na tão disputada primeira página de pesquisa, logo nos primeiros lugares, pois essa é a página que as pessoas de fato prestam atenção.
Esse é o verdadeiro desafio. Já falamos um pouco disso, mas hoje podemos falar ainda mais.
Os 3 fatores que levam sua empresa a aparecer no Google
Técnicas de SEO
O SEO significa Otimização Para Mecanismos de Buscas, ou seja, essas estratégias são as principais para que a sua empresa esteja bem posicionada no Google. Em março de 2023 o Google mudou muito as regras para ajuste de SEO, principalmente por conta do fortalecimento da Inteligência Artificial usadas para produção de conteúdo e também por conta das tecnologias generativas.
Mas continuam existindo as técnicas que aumentam a visibilidade de empresas e conteúdos nas buscas do Google. Elas devem ser colocadas em prática, mesmo que algumas delas sejam mais relevantes e outras nem tanto.
É através dessas técnicas que os usuários encontram suas páginas mais relevantes e, consequentemente, acabam buscando seu atendimento. Além disso, o SEO é que define se o seu visitante vai passar mais tempo no seu site ou não, ou seja, se eles ficarão retidos por mais tempo pelas soluções que encontraram.
Temos que lembrar também que o Google avalia e classifica cada site por relevância. Como se fosse uma nota de desempenho. O site da sua empresa terá uma nota melhor quando o SEO está melhor composto. Essa nota sempre é comparada aos seus concorrentes, e a vantagem é sua se eles não tiverem um tempo de acesso tão grande e isso é um grande fator para sua empresa aparecer no Google.
Escrevemos sobre dicas de SEO em um de nossos artigos. Informe-se bastante sobre isso, entre em contato com a Longbsants sem compromisso se precisar de ajuda.
Invista em anúncios pagos
Outra maneira de conseguir fazer sua empresa aparecer no Google é através dos anúncios pagos. Sempre é bom separar um caixa para esse tipo de investimento, porque o resultado costuma ser ótimo. Esses anúncios de marketing funcionam a partir de textos e imagens alinhados com a estratégia. Um anúncio pode carregar ainda uma página de vendas, chamada landing page ou uma página de serviços e produtos.
Com isso, todas às vezes em que as pessoas fazem pesquisas os primeiros resultados que aparecem são os anúncios. Esses anúncios são programados no Google Ads, onde você cria campanhas para aumentar a visibilidade da sua empresa.
Não é somente por meio de anúncio pago que você pode aparecer nas primeiras pesquisas do Google, há outras ferramentas e estratégias que podem ser utilizadas para causar esse efeito. Porém, se há dinheiro para investir em publicidade, esse é um excelente investimento por conta do excelente retorno.
Você tanto pode fazer os anúncios do seu negócio como pode contratar uma agência com experiência no assunto que o faça. As duas formas são aplicáveis. Uma exige mais esforço e tempo e a outra exige um investimento financeiro um pouco maior.
Use o search console
O search console é uma ferramenta para otimizar e monitorar o desempenho de um site no Google, ou seja, ele te mostra se as páginas que divulgam o seu negócio estão bem construídas.
Além disso, ele também te ajuda a utilizar as melhores palavras-chave, quais os links usar e outros detalhes dando um caminho e um norte estratégico para sua empresa aparecer no Google.
Com ele você também consegue acompanhar quais impactos suas campanhas tiveram, além de verificar e identificar o que mais trouxe resultados positivos para a sua marca.
A partir disso é possível saber se você está seguindo todas as regras para que a sua página apareça nas primeiras pesquisas do Google, aumentando o alcance do seu negócio.
Aqui na Longbsants somos especialistas em desempenho de sites, e-commerce e páginas de vendas. Se precisar de ajuda, entre em contato conosco sem compromisso.
Partir para a ação
Agora, já sabendo mais sobre as 3 melhorias para sua empresa aparecer no Google, você pode se organizar para aprofundar conhecimentos em cada um deles e começar a praticar.
Ou pode contar com a longB para ajudar a sua empresa aparecer no Google, somos especialistas em sites e lojas virtuais de alto desempenho.
Um último detalhe também importante é que existem diferenças para fazer sua empresa aparecer no Google ao ter um e-commerce, para saber um pouco mais sobre, leia este artigo sobre a diferença entre site e-commerce