A diferença entre site e e-commerce é uma dúvida comum entre muitos que precisam de soluções digitais.
Saber em qual momento utilizar essas plataformas é importante para que você tenha bons resultados com a sua marca, afinal, ambas possuem o mesmo objetivo: aumentar suas vendas.
Mas, tanto o site quanto o e-commerce devem ser utilizados dentro de estratégias de marketing bem definidas, já que são recursos parecidos, porém para resultados diferentes.
É entender sobre isso que vai te ajudar na escolha. Pensando em colaborar com o sucesso do seu negócio, trouxemos algumas informações importantes sobre o tema. Leia até o fim e use a seu favor.
O que é um site
Um site é um local onde várias páginas estão ativas na internet com informações sobre um assunto, uma marca ou uma instituição que muitas vezes nem vende nada.
Com isso, os sites de lojas, de notícias, de Organizações não Governamentais ou os Blogs, são exemplos claros de sites comuns. Mas uma loja virtual, chamada também de e-commerce, também é um site, e por isso muitas pessoas possuem dúvidas sobre o tema.
O que acontece é que a loja virtual possui uma funcionalidade diferente de um site. Os sites são utilizados para fazer com que as pessoas conheçam mais sobre a marca antes mesmo de fazer suas compras por lá. O site fornece informações variadas sobre a empresa e os pontos de contato (telefones, e-mail, fale conosco, endereço, redes sociais, e outras), conteúdos e dicas também são sempre presentes nos sites através dos blogs.
O site pode ter um caráter de relacionamento e conhecimento da marca com o seu público.
Como exemplo de uma situação de site de relacionamento com o cliente, o nosso site da longB, é um site com bastante informações em nosso blog e até possui uma ferramenta de análise de SEO gratuita e mesmo com um serviço digital ele não pode ser considerado um e-commerce.
Um e-commerce ou loja virtual possui um objetivo diferente, e vamos falar com mais detalhes sobre ela a seguir.
O que é e-commerce
Para explicar de forma bem simples, podemos dizer que um e-commerce nada mais é do que uma loja virtual, utilizada para oferecer, demonstrar e vender produtos ou serviços.
Sendo assim, no e-commerce os consumidores têm acesso a todas as informações referentes a compra dos produtos, como valores, prazo de entrega, forma de pagamento e muito mais.
O e-commerce difere de um marketplace, por exemplo, pois vende os produtos próprios da loja, enquanto o marketplace funciona como uma mediação para outros lojistas.
O marketplace seria um lugar-comum para várias lojas diferentes como diz esta cartilha do SEBRAE (como se fosse uma galeria ou shopping), já o e-commerce é ligado ao site da empresa, gerenciado totalmente por ela e hospedado em provedor próprio.
Em termos de estratégia e resultados, o e-commerce tem objetivo de vender os produtos e serviços, ou seja, fechar negócios e por isso sempre nos concentramos em produtos e tecnologia para facilitar a compra online. Já o site existe para publicar diferentes páginas sobre a marca, sua história e valores, mais detalhes sobre os produtos e serviços, se relacionar com seu público e prestar outras informações.
Afinal, qual opção escolher diante da diferença entre site e e-commerce?
Depois de já entender os conceitos de site e e-commerce e quais os objetivos de cada um deles, você pode ter dúvidas sobre qual escolher dentre elas.
Para isso, é importante considerar alguns fatores. O principal deles são os objetivos da empresa, assim como as intenções dos seus consumidores.
Se você tem uma indústria e não deseja vender produtos na internet, pode investir em um site institucional, com informações sobre o negócio, conteúdos educativos, página de contatos e muito mais.
No entanto, se o seu objetivo é vender seus produtos diretamente na internet, você precisa investir em um e-commerce. Assim, os processos de venda, cadastro e pagamento são automatizados e o atendimento, faturamento, controle de estoque, pós-venda e publicidades ficam mais fáceis de executar.
Sabendo da diferença entre site e e-commerce, você pode escolher a melhor opção para investir ou criar tanto um site quanto um e-commerce, divulgando os seus produtos e informações sobre a empresa. Importante é que esteja encaixado numa boa estratégia de marketing para escalar e crescer cada vez mais.
Outro ponto importante seja site ou e-commerce, sua página deve aparecer no Google.
Escrevemos alguns artigos sobre como conseguir aparecer nas pesquisas do Google, visite no blog longB. A análise de dados, as tecnologias por trás do seu site ou e-commerce e a qualidade de produção do seu projeto também são importantes.
Para planejar um site ou e-commerce eficientes conte com a experiência dos profissionais da Longbsants.
Faça contato agora, sem compromisso e vamos discutir suas ideias para conduzi-lo às melhores soluções.