Veja como alinhar suas estratégia de redes sociais com seu site e usar o poder de todas as redes e da internet aberta para fortalecer negócios.
Nos últimos anos, passamos a ser constantemente bombardeados por novas plataformas e redes sociais, também chamadas de redes sociais. Quem não está na internet não é lembrado ou até, para algumas pessoas, nem existe. Mas quem está pode usar o poder do seu site e redes sociais juntos e assim fortalecer os seus negócios e objetivos.
Seja por meio de um site institucional ou por meio das redes sociais, seja qual for a sua favorita, alinhar os dois meios com boas estratégias de comunicação é sempre o melhor plano de ação
Enquanto os sites impactam o público por ser um meio de contato com objetivos de posicionamento institucional mais complexo, com informações completas sobre a empresa, por outro lado, as redes sociais, tendem a ganhar mais alcance com conteúdo de consumo mais rápido e fácil.
Além disso, temos na web a internet aberta representada por site e e-commerce e você não precisa de nenhum login ou senha para acessar e também temos as redes sociais. Os mecanismos de busca percorrem as redes sociais de forma muito limitada ou nem sequer as acessam dependendo da plataforma, enquanto um site sempre está disponível na internet, pronto para ser encontrado pelos seus futuros clientes.
Quem já entendeu o poder dos dois caminhos para construção da marca e para fortalecer negócios, mantém site e redes sociais sempre atualizados ou alinhados.
Pensando nisso, separamos a seguir algumas recomendações para você saber como alinhar suas estratégias de comunicação de site e redes sociais.
Pontos importantes para sua estratégia de redes sociais com seu site.
1 – Alimente todas as plataformas com conteúdo
É preciso ser visto para ser lembrado, e isso as redes sociais fazem muito bem. Cada usuário tem um perfil, e por isso, é importante manter todas as redes atualizadas. No caso do Instagram, por exemplo, um longo e detalhado texto não vai ser tão bem recebido, mas você pode explorar os reels, por exemplo, e deixar conteúdo do site mais profundo
Mas é preciso ser encontrado para ser visto, e isso um bom site faz muito bem. Os mecanismos de busca fazem varreduras na rede buscando a resposta da pesquisa das pessoas, principalmente em conteúdos de sites. Se você tem acesso a boas ferramentas de tecnologia que impulsionam os conteúdos e indexação do seu site, use sem moderação! Escrevemos sobre as 4 dicas para o seu site ter mais acessos caso não saiba do que estamos falando.
Por isso, para aparecer em todas as pesquisas e agradar todos os públicos, é preciso compreender o funcionamento das diferentes plataformas e fazer o uso adequado de todas elas. O importante é fornecer conteúdo aos potenciais clientes com frequência e relevância, ou seja, um conteúdo útil de verdade.
2 – Faça conexões entre as plataformas
Para alinhar suas estratégias de comunicação do seu site com as redes sociais, ao publicar artigos, fotos ou vídeos, lembre-se de que a sua comunicação é multiplataforma. Seu público pode e deve ser apresentado e constantemente lembrado aos seus outros canais de contatos e informações.
Atualizações das redes sociais podem e devem redirecionar os seguidores ao conteúdo do site institucional ou blog, e vice-versa. Uma abordagem mais descolada no Facebook, por exemplo, pode se tornar um texto informativo e educacional no seu site oficial.
Um post no LinkedIn pode fazer conexão direta com um vídeo do YouTube, por exemplo, abordando em níveis diferentes o mesmo tema. Assim você pode tornar o site e suas redes sociais complementares em conteúdo e design, por exemplo.
Importante lembrar que essas conexões podem ser potencializadas com algum conhecimento sobre cada mecanismo de busca usado em cada mídia diferente, assim como conhecimentos sobre o comportamento dos usuários em cada uma delas.
3 – Mantenha sua comunicação alinhada
Parte fundamental de quem utiliza a internet para fortalecer negócios, é manter a comunicação alinhada ao tom de voz da marca no site e redes sociais. Entenda claramente sua empresa, seu produto e seus serviços para definir seu público. Isso é fundamental para desenhar com eficácia as mensagens que deseja transmitir e os meios que vai usar antes de começar a se comunicar.
Essas definições envolvem tanto a parte do conteúdo do site as artes a serem utilizadas, dos designs estáticos aos vídeos. Lembre-se que as redes sociais podem dar ao seu site a visibilidade que você deseja, e por meio do site você poderá atrair mais público para suas redes ou até mesmo fechar negócios 24 horas.
Entretanto, ambas as plataformas precisam estar alinhadas quanto à comunicação, demonstrando claramente que pertencem a um mesmo ambiente empresarial.
Se você já tem conteúdo disponibilizado na rede, sem esse tipo de planejamento, não se preocupe: sempre é possível reformular a marca, bem como a forma de se comunicar. Mas é imprescindível começar essa revisão hoje alinhando o conteúdo do site com as suas outras mídias.
4 – Análise as estatísticas do site e das redes sociais
As estatísticas das redes sociais apontam os melhores resultados conquistados. Mais do que saber os horários para postagem e os assuntos que mais chamam atenção, é importante saber o que e como está sendo acessado e qual caminho está sendo feito por quem chegou até você.
Após a análise desses dados, estabelecer uma linha editorial completa, inclusive com cronograma de publicações do site e redes sociais, é um caminho mais eficiente. É esse conhecimento que vai ajudar, e muito, a estabelecer a melhor estratégia a ser abordada para o site e das redes sociais em conjunto.
Com um calendário de postagens tanto para as redes sociais como para o conteúdo do site, fica mais fácil estabelecer o que deve ser priorizado em questão de assunto, em razão da relevância e número de acessos.
E os mesmos temas podem ser abordados por redes e mídias distintas, como, por exemplo, um vídeo no YouTube e um artigo completo no site institucional.
A ideia de unir a sua estratégia de redes sociais com seu site potencializa o alcance, potencializa as vendas e ainda reforçar o posicionamento da marca. Lembre-se que o uso de mais de uma plataforma não é prejudicial. Pelo contrário: favorece o seu negócio e leva o seu nome mais longe.
Uma análise completa sobre estratégias de redes sociais com seu site
Se estiver querendo entender melhor sobre a importância de manter a estratégia de redes sociais com seu site, confira esta análise do nosso líder de estratégias para clientes Rubens Malheiro – Rubão explicando como essas dicas e mais alguns insights vão fazer diferença em seus objetivos e aproveita e segue a longB no YouTube que vem muita coisa pela frente.
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Conclusão para alinhar suas estratégias de comunicação
Toda empresa que cria um site ou usa redes sociais procura mais visibilidade na internet, isso é óbvio. Porém, só colocar um site no ar, produzir vídeos no YouTube ou cuidar de uma conta no Instagram, ou em qualquer outra plataforma, nem sempre é garantia de ser encontrado na internet.
Para ter sucesso com seu site, e-commerce ou redes sociais é importante também ter conhecimentos, mesmo que básicos, sobre alguns aspectos técnicos sobre a estrutura, o conteúdo e as tecnologias que movem um conteúdo para a visibilidade dos seus clientes.
Use essas 4 dicas para alinhar sua estratégia de redes sociais com seu site e obtenha mais resultados em todas as frentes de comunicação do seu negócio.
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