Saiba como será a nova forma de cobrança do WhatsApp Business em 2023 e o mais importante, saber oque fazer.
A META dona do WhatsApp comunicou esta semana que grandes mudanças estão para acontecer ao usuário da versão de negócios principalmente sobre a nova forma de cobrança do WhatsApp business e suas categorias para uso.
Segundo levantamento de janeiro de 2023, pela Plataforma Meta, no Brasil somos mais de 5 milhões de PME ativas no WhatsApp Business. O segmento de PME que mais usa o WhatsApp como um canal de vendas é o de roupas e acessórios (com 41%), seguido pelo de móveis (com 29%) e o de cursos (21%).
Portanto, é necessário se informar! Compartilhe esse artigo com seus amigos empresários que usam o WhatsApp para negócios na versão Business. Aqui também deixamos orientação sobre o que fazer para se preparar para estas mudanças.
O WhatsApp Business é um app, até então gratuito, usado para atender às necessidades de atendimento e comunicação de pequenas empresas. O aplicativo facilita a interação com os clientes e oferece ferramentas para classificar, automatizar o envio e responder rapidamente a mensagens.
A partir de 1º de junho, as conversas serão cobradas conforme a categoria do seu modelo de mensagem.
A partir dessa mudança teremos uma nova politica de uso que a META classificou e categorizou usando modelos de mensagens que serão aplicados dentro da plataforma, tanto pelas empresas quanto pelos seus clientes. Então seus robôs sabem identificar qual o contexto de cada mensagem enviada ou recebida dentro das conversas.
A atualização do WhatsApp Business
Dessa forma as conversas serão separadas por categorias e cobradas com valores diferentes, dependendo do seu uso. As cobranças são relativamente pequenas (centavos de dólares), mas devem ser previstas pelos usuários.
Se o gerenciador do app entender que a categoria solicitada não cumpre as diretrizes correspondentes a ela, a categoria voltará ao estado anterior. Essa atualização de categorias não pausará nem bloqueará seus modelos de mensagem.
Apesar de as informações ainda não estarem muito claras, já podemos ter uma boa ideia do que muda e como os serviços serão cobrados. Então leia até o fim e esteja preparado, sabendo como será a nova taxação do WhatsApp Business em 2023.
Os prazos das mudanças no WhatsApp
Já em 1º de abril, seus modelos de mensagem serão automaticamente atualizados para as novas categorias de modo a cumprir as novas diretrizes para modelos novos.
De 1º de abril a 15 de maio, você pode analisar e editar a categoria de um modelo de mensagem que quer usar e continuar a enviar mensagens enquanto ela ficará em análise.
A implantação será feita por etapas seguindo um roadmap:
Os usuários do business precisam estar atentos aos prazos de escolha de sua categoria e aos modelos que serão disponibilizados. Mas antes de falarmos dos modelos, veja as etapas de implantação para saber como será a nova taxação do WhatsApp Business em 2023.
1º de abril: as categorias de modelos de mensagem serão atualizadas para as 4 novas categorias. Até 15 de maio, você pode editar uma categoria e continuar a enviar mensagens enquanto o modelo fica em análise no gerenciador da plataforma.
15 de maio: as edições de categorias serão encerradas. Os modelos em análise para edições de categorias ainda serão processados pelo gerenciamento do app.
1º de junho: novos preços começaram a ser cobrados. As conversas serão cobradas pela categoria do seu modelo de mensagem.
O modelo atual do WhatsApp Business
Nem todo mundo sabe, mas o WhatsApp Business é uma plataforma com serviços gratuitos e serviços pagos.
Antes todas as conversas eram divididas pelo gerenciador da plataforma em sessões de 24 horas.
As taxas de conversas iniciadas por empresas e por usuários variam conforme o país ou a região.
A regra que não muda é que a sessão começa quando o atendimento da empresa envia a primeira mensagem ao cliente, seja em uma conversa iniciada por ela própria ou uma resposta enviada de uma mensagem do cliente.
Durante essa janela de 24 horas, tanto a empresa quanto o seu cliente podiam trocar mensagens, sem incorrer em cobranças adicionais.
Ou seja, cada sessão tem apenas uma cobrança e isso permanece. Porém, agora os prazos são de 72 horas.
Atualmente a cobrança é feita para pacotes com mais de 1.000 mensagens e estão divididas em 2 categorias de conversa, ou modelos de mensagens:
Iniciadas pela empresa (contato ativo): são conversas iniciadas a partir de uma mensagem enviada pela empresa fora da janela de atendimento de 24 horas. Essas mensagens devem ser enviadas por um template de mensagem, conhecidos como HSM (High Structured Message).
Iniciadas pelo usuário (contato passivo): como o próprio nome diz, é uma conversa com mensagens iniciadas pelo usuário. Neste caso, as empresas podem enviar mensagens de formato livre, desde que estejam dentro dessa janela de atendimento de 24 horas.
Não mudam os tipos de mensagem que podem se enviadas por meio da plataforma. São eles:
- Mensagens de texto
- Mensagens de mídia (mensagens com imagem, vídeo, áudio, documento e figurinha)
- Mensagens com contato
- Mensagens de localização
- Mensagens interativas (listas, botões Responder, bem como mensagens de produto único e multiproduto).
- Modelos de mensagem
As novas categorias do WhatsApp business e os seus modelos
Serão criadas quatro categorias do WhatsApp business, sendo três iniciadas pela empresa e uma iniciada pelo usuário. Vamos analisar mais de perto a definição de cada uma delas:
Categoria de conversas de autenticação:
São aquelas iniciadas pelas empresas para autenticar usuários com senhas de uso único durante o acesso e login, incluindo registro de conta, recuperação de conta e desafios de integridade.
Sejam elas enviadas via sistemas de mensagens ou via manual se o conteúdo é de autenticação a cobrança será dentro desta categoria.
Categoria de conversas de marketing:
Os modelos de marketing são aqueles iniciados pelas empresas. Estes são os modelos de mensagens mais flexíveis, pois não estão relacionados a transações específicas previamente autorizadas.
Estas mensagens podem estar relacionadas à empresa e aos produtos ou serviços.
Os modelos podem incluir promoções e ofertas; mensagens de boas-vindas e despedida; atualizações, convites ou recomendações personalizadas; ou solicitações para responder ou concluir uma nova transação.
Basicamente qualquer conversa iniciada pelas empresas que não se qualifiquem como um modelo de autenticação ou modelo de utilidade vai ser enquadrada nesta categoria.
Exemplos:
- “Compre 2 cafés ou mais e receba R$ 5,00 de desconto.”
- “Agradecemos o seu pedido! Use o código SAVE20 para receber 20% de desconto no próximo pedido.”
- “A Vinny’s Bakery agora está no WhatsApp.”
- “Olá! Este é o nosso perfil no WhatsApp.”
- “Nossa loja mudou de endereço. Venha conhecer!”
- “Estaremos fechados na próxima segunda-feira devido ao feriado.”
- “Boas notícias! O produto que você salvou voltou ao estoque.”
- “Agradecemos o seu pedido. Queremos saber a sua opinião. Clique aqui.”
- “Esqueceu de algo? Guardamos os seus itens. Clique aqui para finalizar a compra.”
- “Sua inscrição está te esperando. Clique aqui para concluir.”
- “Você perdeu a sua consulta. Clique aqui para remarcar.”
Categoria de conversas de utilidade:
São aquelas iniciadas pelas empresas e estão relacionadas com alguma transação realizada, incluindo notificações de venda, pós-vendas e extratos de cobrança recorrente para clientes que optaram por receber esse tipo de mensagem.
Exemplos:
- qualquer mensagem de verificação da conta
- mensagens de recuperação da conta empresarial e
- os desafios de integridade
Categoria de conversas de serviço:
São aquelas conversas iniciadas pelos usuários que estão geralmente associadas com dúvidas ou solicitações dos clientes. Se o cliente iniciou a conversa, seja por quaisquer vias, essas mensagens se encaixam neste modelo.
São basicamente mensagens relacionados a transações específicas previamente autorizadas e devem confirmar ou suspender uma transação, ou fornecer uma atualização (ou um lembrete) após a transação entre empresa e cliente.
Exemplos:
- “O check-in foi concluído. Aqui está o seu cartão de embarque para o voo.”
- “Agradecemos a sua reserva. Até a semana que vem!”
- “Seu pedido foi enviado e será entregue sexta-feira.”
- “Lembrete: você tem uma consulta agendada para terça-feira às 13h.”
- “Aqui está o extrato mensal que você solicitou.”
Outras mudanças importantes sobre a nova forma de cobrança do WhatsApp Business
Já está valendo desde o dia 1º de março, a janela de conversas gratuitas estendida para sessões de 72 horas, como citamos anteriormente.
Para usuários que enviarem mensagens para empresas por meio de qualquer anúncio do Facebook ou Instagram que encaminham para o WhatsApp a conversa também continua gratuita.
As empresas ainda poderão testar a plataforma Business do WhatsApp com 1.000 conversas, mas as conversas iniciadas pela empresa não serão mais incluídas no teste gratuito.
Ou seja, cada conta do WhatsApp Business terá 1.000 conversas iniciadas pelo usuário gratuitas por mês, independentemente da quantidade de telefones incluídos.
Porém, todas as conversas iniciadas pela empresa serão cobradas, com algumas pequenas exceções, por exemplo, quando forem mensagens de resposta aos contatos de clientes vindos de anúncios no Facebook ou Instagram.
Para anúncios de clique para o WhatsApp, é aplicado o preço padrão. A conversa iniciada é grátis, porém o anúncio é cobrado.
A cobrança do WhatsApp business da empresa também por mensagens passivas é novidade dos novos modelos do app, sempre com preços estabelecidos pelo país de origem dos clientes.
O que fazer agora
Primeiramente informe-se e colabore para que seus amigos empresários também estejam informados das mudanças. Não queremos ser pegos de surpresa e nem nossos parceiros, fornecedores e colegas.
Não demore a reagir. As mudanças estão com prazo apertado e já começaram. Abril logo chega e em junho as empresas já devem estar enquadradas e prontas para pagar pelos serviços.
Preveja qual é o seu modelo ideal. Faça contas e busque saber qual modelo vai ser mais adequado para o seu uso. Em breve teremos tabelas de valores disponíveis.
Essas atualizações já entrarão em vigor a partir do dia 1 de junho de 2023, mas ainda não temos uma visão completa de como a META irá atualizar suas políticas.
Por isso, estabeleça e mantenha outras formas de relacionamento com seus clientes, ainda que permaneça usando o WhatsApp Business. Em alguns casos, talvez seja interessante repensar a plataforma de atendimento e comunicação dos seus clientes.
A Longbsants se preocupa em levar para você e para os nossos clientes, as últimas novidades do mercado. Estaremos monitorando e adequando todos os clientes sobre como o novo modelo de cobrança pode ser aproveitado e como minimizar o impacto em suas estratégias de marketing digital, olhando para alternativas ou adaptando as frentes de atendimento e comunicação.
Assim você pode entender e se preparar sobre como será a nova forma de cobrança e modelos do WhatsApp Business em 2023. Fique atento às novidades e orientações.
Conte com a ajuda da Longbsants para obter ideias, informações e auxílio. Podemos ajudar sua empresa a encontrar alternativas de atendimento e comunicação com seus clientes e a adaptar a sua empresa aos novos modelos do WhatsApp
Assista ou escute agora nossa posição sobre estas mudanças e tenha mais insights sobre os impactos que isso pode ter em seu negócio
Assista agora uma análise da longB sobre estas mudanças do WhatsApp business e os impactos em seu negócio
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Para ler a documentação oficial da Meta sobre os modelos de conversas clique aqui.
Caso queira mais insights ou saber mais sobre como estas mudanças podem impactar o seu negócio entre em contato com a Longbsants aqui.